Descarte correto de lixo

Descarte correto do lixoO descarte correto do lixo é assunto em alta e deve ser levado a sério. O correto descarte de resíduos sólidos ajuda não apenas na redução de lixo – pois colabora com a reciclagem de materiais – mas também com a prevenção de prejuízos à saúde pública e ao ambiente, prevenindo a poluição não apenas do solo, mas a visual, do ar e dos lençóis freáticos.

Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe, cerca de 6,7 milhões de toneladas de resíduos sólidos tiveram destinação imprópria no Brasil em 2010. Isso implica não apenas numa questão de saúde, mas também financeira, já que o país perde cerca de oito bilhões de reais por não reaproveitar resíduos recicláveis. Esse prejuízo se dá pois caso os resíduos não sejam corretamente separados, apenas 1% pode ser utilizado para reciclagem, contra 70% de reaproveitamento quando há a separação correta.

A separação é muito simples e pode ser feita por todos: basta separar os materiais secos (papelão, vidros, plásticos) dos úmidos orgânicos. Isso feito, basta destinar o lixo à coleta seletiva. Algumas cidades contam com a coleta residencial que se reveza com o caminhão de lixo normal, mas há também empresas que prestam serviços de limpeza que fazem essa coleta, bem como os “catadores” de cooperativas de reciclagem. Basta se informar para fazer parte do descarte consciente.

Outro ponto importante é o correto descarte de lixo eletrônico, que por contar metais pesados e altamente tóxicos não pode ser misturado com o lixo comum. Mercúrio, berílio, cadimo e chumbo, se liberados em um aterro sanitário podem contaminar o lençol freático e também poluir o ar caso sejam queimados. O descarte desse tipo de lixo pode ser feitos em instituições especializadas ou onde são vendidos, já que as empresas são responsáveis pela destinação correta desse tipo de material.

Compartilhar +

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>